São Thomé das Letras: a cidade mística de Minas Gerais

São Thomé das Letras: a cidade mística de Minas Gerais


31/01/2022 | Por Vanessa Finizio
São Thomé das Letras, no Estado de Minas Gerais, é um lugar bem peculiar e especial! Ao sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, São Thomé fica a 1.444 metros do nível do mar e possui uma população de cerca de 7 mil habitantes.

Onde fica São Thomé das Letras?

São Thomé das Letras está localizada ao sul de Minas Gerais. O acesso não é difícil, e se você decidir ir de ônibus, terá que primeiro chegar até as cidades de Três Corações ou Caxambu, de onde partem as conduções até a cidade. Se a opção for ir de carro, partindo do Rio de Janeiro são aproximadamente 350 km, em uma viagem que durará em torno de seis horas.

A cidade possui muitas lendas, uma delas inclusive lhe rendeu um apelido: cidade mística. Algumas pessoas acreditam que a cidade seja um dos 7 pontos energéticos da Terra e por isso atrai muitos turistas ligados ao mundo esotérico, espiritual ou simplesmente curiosos a respeito dessa aura de mistério que envolve o local. Entre essas lendas ligadas à cidade há até algumas sobre avistamentos de OVNIS e um caminho construído pelos incas de São Thomé até Machu Picchu, no Peru.
São Thomé tem também um centro histórico, que inclusive é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1996, repleto de lojas de artesanato, muitos produtos inclusive de quartzito (a chamada Pedra de São Thomé), já que a cidade foi edificada em cima de uma grande depósito mineral dessa pedra. A descoberta deste depósito, no começo do século XX,  transformou a cidade, que antes era utilizada apenas como cidade de temporada pelos fazendeiros que tinham casas aqui, abrindo as portas para a produção de itens com o quartzito, o turismo e comércio locais.

O que fazer em São Thomé das Letras?

Somando mais de 30 opções, as cachoeiras e piscinas naturais são imperdíveis na cidade, como  a Cachoeira da Lua, que segundo os locais durante a fase da lua cheia ela reflete a sua luz sobre as suas águas cristalinas rendendo um visual incrível; a Cachoeira do Flávio, com águas rasas e uma boa ducha;  Cachoeira de Antares, que permite atividades de aventura como rapel; a do Vale das Borboletas, com duas quedas d’água e que não possui esse nome à toa pois dependendo da época do ano se pode avistar lindas revoadas de borboletas; Cachoeira Véu da Noiva, com quedas de aproximadamente 8 metros de altura, entre muitas outras.
Cachoeira Antares
As grutas de São Thomé, que abrigam muitas das lendas da cidade e o tão falado suposto caminho até Machu Picchu na Gruta do Carimbado, que nunca foi explorada até o final. Ver o pôr do sol na Casa da Pirâmide, que proporciona uma vista incrível da cidade e um clima que só tem em São Thomé ao som de artistas locais que ficam por ali para tornar o momento mais especial aliando um visual bonito com uma boa trilha sonora.

As lojas do Centro Histórico, para poder explorar melhor a cultura mística da região. Quem vai à São Thomé das Letras tem que voltar com algum produto feito com a pedra de São Thomé!

Ficou com vontade?

Não perca tempo! A cidade e seus habitantes estarão de portas e braços abertos para lhe receber com a boa hospitalidade mineira já conhecida. É uma alternativa interessante no Estado, que geralmente tem como destaque as cidades históricas e sua religiosidade.

Comentários


Equipe o quê?
Equipe o quê?
Ler mais...
Whatsapp